quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Encontro de Irmãos.

O fundamental é nos encontrarmos.
Olhamos uns para os outros...abraços, beijos...«como estás» ...«então, está tudo bem lá por casa»...« olha,  sabes que...».
Falando do presente, recordando o passado, saboreando a presença uns dos outros, mais que a comida, os temas não deixam de ser actuais. Os filhos, os netos, todos já têm netos, os sobrinhos, e necessariamente os que já partiram e, embora presentes, nos deixaram saudades, porque o afecto carece do toque, do som e da imagem, todas essas personagens são  flores que embelezam o jardim por onde vamos passeando e conversando.
E sempre , desde o colo da nossa Mãe, ao terço do Pai e à Fé  da Germana, foi  o Sagrado - Deus, Jesus Cristo, a Bíblia, a Igreja - espaço de convergência , de inquietação, de procura séria e empenhada.
Não é fácil .
Obrigado aos meus Irmãos pelo encontro.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ângelo de Oliveira Cruz.

Ângelo de Oliveira Cruz faria hoje precisamente 100 ( cem ) anos caso estivesse vivo.
É por isso que hoje é recordado por todos nós, de modo especial na Eucaristia das 19.00H na Igreja Matriz de  Vila do Conde.
Os seus pais foram Branca Beatriz e Francisco de Oliveira Cruz. Curiosamente não recebeu nenhum nome de sua Mãe.
Mas ela teve-o no seu seio , nas suas lembranças e ele teve-a nos seus carinhos, nas suas  lágrimas e cuidados próprios de Mãe que sente a proximidade de um adeus de viagem sem retorno .
« Não conheci a minha Mãe ».
A 8 de Dezembro é dia da Imaculada.
Uma das imagens que não esquecerei da infância é a do meu Pai a rezar o Terço à Mãe de Deus e Mãe de todos os Homens...do Ângelo, da Laura, do José, da Germana, do António, da Lisberta, do Álvaro e do Manuel.
Obrigado Pai.

O seu pai.........

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Laura de Jesus Rocha

Laura de Jesus Rocha nasceu em 25 de Outubro de 1910.
O tempo era de forte mudança. O regime republicano ia - se instalando pelo País a partir de 5 de Outubro.
Não foi fácil a sua aceitação por parte de seu Pai ,José da Cruz Rocha, enérgico monárquico, amigo do Dr. Alberto Pinheiro Torres, fundador do Círculo Católico de Operários em Vila do Conde.
Consta que o meu avô , José da Cruz Rocha , terá atrasado o registo de sua filha, Laura, na esperança de o regime monárquico vir novamente a traçar os destinos de Portugal.

De qualquer modo a data de registo é 25 de Outubro de 1910.
Faria 100 ( cem ) anos em 25 de Outubro de 2010.
Mas a nossa  Mãe está viva em nós , na nossa Memória e em Deus.
O sinal forte da sua presença foi a na celebração da Eucaristia nesse dia dos cem anos na Igreja matriz de Vila do Conde onde foi baptizada.

domingo, 3 de outubro de 2010

Árvore Geneológica

http://www.myheritage.com.br/site-photo-albums-31060752/cruz?albumID=1000011#

Era uma vez...

Era uma vez... uma família com Presente, Passado e Futuro.

A sua história remonta a tempos longínquos e esperamos que se vá perpetuando enquanto houver vida e amor!

É e será uma história cujos protagonistas, narradores, personagens, escritores estão unidos por laços de sangue e de amizade.  

Não é uma história feita e acabada em termos formais, mas sim a vivência do caminhar na vida, da luta do dia a dia, das alegrias e das tristezas, dos encontros e dos desencontros com a família, com os outros e com Deus.

Manuel Cirilo Cruz