quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Encontro de Irmãos.

O fundamental é nos encontrarmos.
Olhamos uns para os outros...abraços, beijos...«como estás» ...«então, está tudo bem lá por casa»...« olha,  sabes que...».
Falando do presente, recordando o passado, saboreando a presença uns dos outros, mais que a comida, os temas não deixam de ser actuais. Os filhos, os netos, todos já têm netos, os sobrinhos, e necessariamente os que já partiram e, embora presentes, nos deixaram saudades, porque o afecto carece do toque, do som e da imagem, todas essas personagens são  flores que embelezam o jardim por onde vamos passeando e conversando.
E sempre , desde o colo da nossa Mãe, ao terço do Pai e à Fé  da Germana, foi  o Sagrado - Deus, Jesus Cristo, a Bíblia, a Igreja - espaço de convergência , de inquietação, de procura séria e empenhada.
Não é fácil .
Obrigado aos meus Irmãos pelo encontro.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ângelo de Oliveira Cruz.

Ângelo de Oliveira Cruz faria hoje precisamente 100 ( cem ) anos caso estivesse vivo.
É por isso que hoje é recordado por todos nós, de modo especial na Eucaristia das 19.00H na Igreja Matriz de  Vila do Conde.
Os seus pais foram Branca Beatriz e Francisco de Oliveira Cruz. Curiosamente não recebeu nenhum nome de sua Mãe.
Mas ela teve-o no seu seio , nas suas lembranças e ele teve-a nos seus carinhos, nas suas  lágrimas e cuidados próprios de Mãe que sente a proximidade de um adeus de viagem sem retorno .
« Não conheci a minha Mãe ».
A 8 de Dezembro é dia da Imaculada.
Uma das imagens que não esquecerei da infância é a do meu Pai a rezar o Terço à Mãe de Deus e Mãe de todos os Homens...do Ângelo, da Laura, do José, da Germana, do António, da Lisberta, do Álvaro e do Manuel.
Obrigado Pai.

O seu pai.........